Sobre a Revista

A Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região é um periódico técnico-científico de fluxo contínuo, estratificação Qualis B3, composto por artigos doutrinários, jurisprudência comentada ou outras produções científicas, com o objetivo de contribuir para a promoção do debate jurídico e do aprimoramento da Justiça com foco nos temas de Direito e Processo do Trabalho, sem prejuízo das ciências interdisciplinares.

Adotamos a metodologia de publicação contínua, de modo a imprimir maior agilidade às práticas editoriais e ampliar a visibilidade das produções intelectuais dos autores que nela pretendam expor seus escritos para fins de leitura, estudo ou pesquisa.

A Revista do TRT 7ª Região teve sua primeira publicação em 1976, com edições disponíveis para consulta online. É um periódico de Acesso Aberto, disponível para compor os principais indexadores, além de ser um importante repositório da memória bibliográfica institucional.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
1. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas com experiência reconhecida nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação cega pelos pares.
2. Os originais serão encaminhados aos pareceristas, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de pareceristas ad hoc e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem de aceitação, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor-chefe responsável pelo número.
3. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O(a) autor(a) deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
4. Autor(a): Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores (as).
a) Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;
b) Titulação mínima do(a) autor(a) principal: Mestrado
5. Os manuscritos serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano.
a)Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano.
6. A revista se reserva o direito de efetuar alterações adicionais de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do(a) autor(a). As versões dos originais estarão disponíveis no sistema nas etapas do processo editorial.
7. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção do Ibict. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
8. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração, assim como não haverá remuneração para autores (as), coautores (as) e/ou colaboradores(as).
9. Caso a edição impressa esteja disponível, cada autor receberá 01 exemplar da revista.
10. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus (suas) autores (as).
11. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
1. Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.
2. Jurisprudência comentada: compreende acórdãos e sentenças selecionados pela comissão da Revista e comentadas pelos(as) autores(as) convidados(as).
3. Resenhas: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.

PERIODICIDADE
A Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região é uma publicação anual, com submissão de fluxo contínuo.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

AVALIAÇÃO QUALIS DA REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA  7a REGIÃO

O sistema de estratificação para o ISSN n.1980-9913 atualmente está qualificado para a área de avaliação em Direito com Qualis B3, pela classificação de periódicos Quadriênio 2017-2020, conforme Link Plataforma Sucupira.