A desconstrução do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho pelo STF também no caso da uberização

Autores

  • Raimundo Dias de Oliveira Neto
  • Valdélio de Sousa Muniz

Palavras-chave:

Corte Constitucional, Direito do Trabalho, Uberização do Trabalho, STF, Decisão do STF, Desconstrução do direito do trabalho

Resumo

Predomina na legislação brasileira o modelo binário para classificação dos trabalhadores quanto à natureza jurídica do vínculo estabelecido nas relações de trabalho: autonomia ou subordinação celetista. A relação firmada entre os trabalhadores e empresas no modelo de trabalho mediado por aplicativos digitais (uberização do trabalho), a exemplo de motoristas e entregadores, tem causado polêmica na comunidade jurídica e rebuliços nos tribunais pátrios. A jurisprudência se mostra dividida no âmbito das Cortes Regionais e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O presente texto visa à análise de recente decisão monocrática proferida no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de Reclamação Constitucional, no caso do modelo uberizado de trabalho, e de outros relevantes e atualíssimos julgados pertinentes ao tema.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

OLIVEIRA NETO, Raimundo Dias de; DE SOUSA MUNIZ, Valdélio. A desconstrução do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho pelo STF também no caso da uberização. REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, Fortaleza - CE, Brasil, v. 42, n. 42, p. 237–251, 2023. Disponível em: https://revistas.trt7.jus.br/REVTRT7/article/view/149. Acesso em: 9 maio 2024.