Constitucionalismo digital e a democracia das "nuvens"

Autores

  • Douglas Alencar Rodrigues
  • Luiz Felipe Gallotti Rodrigues
  • Rodrigo Gracia Duarte

Palavras-chave:

Eleições, constitucionalismo digital, Democracia digital, Ciberespaço, Mídias digitais, Big-data, Inteligência artificial

Resumo

O artigo busca abordar como as novas tecnologias de armazenamento e compartilhamento de dados impactam o funcionamento da sociedade e das instituições democráticas. As reflexões aqui desenvolvidas possuem como marco teórico e propositivo o recente movimento do constitucionalismo digital, uma releitura do constitucionalismo contemporâneo à luz das transformações digitais, uma vez que a internet se revelou tanto um nascedouro de potencialidades de realização de direitos quanto seu exato oposto. Intenta-se, ao longo do texto, evidenciar os riscos à democracia representativa que advém do uso desregulado e abusivo dessas tecnologias, bem como demonstrar a necessidade de se repensar o papel do Estado e da Constituição no contexto da sociedade da informação, a fim de garantir que haja o devido controle dos limites dos poderes particulares e estatais no ambiente digital e a proteção aos direitos fundamentais.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

RODRIGUES, Douglas Alencar; RODRIGUES, Luiz Felipe Gallotti; DUARTE, Rodrigo Gracia. Constitucionalismo digital e a democracia das "nuvens". REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, Fortaleza - CE, Brasil, v. 42, n. 42, p. 117–132, 2023. Disponível em: https://revistas.trt7.jus.br/REVTRT7/article/view/152. Acesso em: 9 maio 2024.